Organismo

O Sínodo será presidido pelo Arcebispo Metropolitano, auxiliado pelos moderadores, que são os Vigários Gerais, e pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral como Secretário Geral.

A Secretaria Geral será compostas por sete Comissões Executivas: Logística; Redação; Liturgia e animação; Secretaria; Comunicação; Histórica; Relações institucionais.

Cada comissão executiva será convocada e coordenada por um membro do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, que terá junto de si um secretário para o desenvolvimento das atividades.

Cabe à Secretaria Geral, através das Comissões Executivas, preparar tudo o que for necessário para o bom desenvolvimento das sessões sinodais.

Secretaria
É de competência da Secretaria elaborar o cronograma de atividades, fazer o registro das sessões, preparar impressos e assistir ao Secretário Geral.

Logística
É de competência da Comissão de Logística procurar e organizar as infraestruturas necessárias para as sessões sinodais.

Redação
É de competência da Comissão de Redação ordenar e sintetizar as diversas contribuições advindas das paróquias e vicariatos e redigir os textos do Instrumento de Trabalho e do Relatório final (Relatio Synodi).

Liturgia
É de competência da Comissão de Liturgia e Animação preparar os roteiros de oração e de celebração para as sessões sinodais.

Relações Institucionais
É de competência da Comissão para Relações Institucionais fomentar relacionamento da Arquidiocese de Olinda e Recife com outras comunidades cristãs, com outras religiões e com outras instituições.

Comunicação
É de competência da Comissão de Comunicação enviar as informações para os membros sinodais, fazer o registro visual e digital das atividades, produzir material publicitário e divulgar à imprensa as atividades sinodais.

Histórica
É de competência da Comissão Histórica organizar e conservar os registros relacionados às sessões do Sínodo bem como dos eventos históricos e sociais nesse período nos arquivos da Arquidiocese.