Convocação para o Sínodo Arquidiocesano
DOM PAULO JACKSON NÓBREGA DE SOUSA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE
CONVOCAÇÃO PARA O SÍNODO ARQUIDIOCESANO
Aos meus irmãos bispos eméritos, residentes no território desta Arquidiocese; Aos diletos presbíteros e diáconos, meus colaboradores mais próximos; Aos religiosos, às religiosas e aos membros de Novas Comunidades: Aos fiéis cristãos leigos e leigas, dentre eles os seminaristas.
São João Crisóstomo afirmava: “A Igreja é sínodo”. Ele não utilizava o adjetivo “sinodal”, mas o substantivo mesmo. Por isso, no discurso, por ocasião da celebração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em 17 de outubro de 2015, o Papa Francisco afirmou: “o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus deseja para a Igreja do terceiro milênio”. O significado etimológico da palavra já nos dá algumas luzes: syn (mesmo, com, em companhia de, conjuntamente); hodós (caminho). Synodos significa, portanto, percorrer ou viajar conjuntamente por um mesmo caminho, marchar juntos. Para nós, esse caminho é Jesus Cristo (Jo 14,6). Não sem motivo, os cristãos foram chamados de “seguidores do Caminho” (At 9,2). A grande marca de quem decide caminhar com outros é escutar-se mutuamente. Escutar, escutar e escutar de novo.
Quero, portanto, com a graça de Deus e com a aprovação do Conselho Presbiteral, convocar o Sínodo Arquidiocesano de Olinda e Recife a ser realizado de 2024 a 2026. O tema provém da intuição de At 2,42: a comunidade dos cristãos era marcada pelo ensinamento dos Apóstolos (Didaché), pela partilha dos bens (Koinonia) e pela oração (Proseuché), de modo especial, a Eucaristia. E tudo isso acontece num contexto querigmático e missionário. Assim, eis o tema: “Arquidiocese de Olinda e Recife: Igreja da Palavra, da Oração, da Caridade e da Missão”. O lema provém do Evangelho de João: “Para que todos sejam um!” (Jo 17,21).
Oportunamente, seguindo o que determina o Código de Direito Canônico (Cânn.460-468), como presidente deste Sínodo, darei seguimento aos procedimentos necessários, o que será feito sempre por decreto exarado pela Chancelaria da Cúria Metropolitana.
Dada e passada nesta Sede Arquiepiscopal de Olinda e Recife, em 19 de maio de 2024, Solenidade de Pentecostes.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife