Está tudo pronto para a sessão que vai abrir, oficialmente, o Sínodo da Arquidiocese de Olinda e Recife, no próximo sábado (26 de outubro). A sessão sinodal vai acontecer no salão do Santuário Mãe Rainha, em Ouro Preto, Olinda, com participação de bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, além dos delegados sinodais, que são os leigos indicados pelas paróquias, movimentos, grupos e pastorais da Arquidiocese, para que todas as áreas de ação pastoral, missionária e evangelizadoras estejam representadas. Assim, estão sendo aguardadas cerca de seiscentas pessoas para a sessão, que terá início às 8 horas da manhã e encerrará ao meio-dia.
Em vídeo publicado nas redes sociais da Arquidiocese, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, pediu que todos rezassem para o bom êxito do Sínodo. Divulgou o dia 24 de outubro como Dia de Oração pelo Sínodo Arquidiocesano, a ser vivido nas paróquias na Arquidiocese, conforme programação pensada por cada pároco, e falou sobre a importância dessa corrente de oração. “Sínodo é um termo que vem do grego synodos, que significa caminhar juntos. É, portanto, para a Igreja, a participação e a comunhão de clérigos e leigos em vista da missão. Todo mundo contribui, com sua experiência, para um crescer da Igreja de Nosso Jesus Cristo. Por isso, peço que vocês rezem, em suas paróquias, pelo êxito do nosso Sínodo Arquidiocesano. Juntos, rezemos por nosso Sínodo”, disse o arcebispo.
Para dom Paulo, esse envolvimento na preparação do Sínodo com a oração é mais que necessária. “O Sínodo diz respeito a nós”, disse o arcebispo. “Nós todos somos Igreja – em casa, nas paróquias, no trabalho. Mas como não podemos juntar todos os arquidiocesanos num mesmo lugar para discutir e planejar a caminhada, gostaríamos de ter a oração deles para que tudo aconteça sob a graça de Deus e dê bons frutos”, explicou.
Ainda segundo o arcebispo, o sábado no Santuário Mãe Rainha será um momento importante para alinhar a caminhada sinodal da Arquidiocese com organização, comunhão e espiritualidade, lembrando que é na unidade, variedade e universalidade do Povo de Deus que se manifesta o caminho sinodal.